4. Tipos de Leite

Os tipos de leite podem variar conforme a classificação adotada.

A classificação do leite em tipos A, B e C se refere à forma como é realizada ordenha e o armazenamento do leite, logo após, o que pode ser determinante para a sua durabilidade. Suas principais características são:

  • Leite Tipo A –  Leiteproduzido com alta exigência sanitária, é retirado pela ordenha mecânica e vai direto para um tanque, onde é aquecido até 70-75°C e depois resfriado. O processo é feito todo em estabelecimento denominado “Granja leiteira” (produção, beneficiamento e envasamento). O contato humano é mínimo. Oferece um padrão microbiológico de até 10.000 bactérias/ml.
  • Leite Tipo B – também é retirado por ordenha mecânica, todavia o processo de pasteurização e o envasamento podem ser realizados em lacticínio fora da fazenda, de forma que este tipo de leite tem maior possibilidade de contaminação e menor durabilidade que o leite tipo A. Oferece um padrão microbiológico de até 50.000 bactérias/ml. Deve ser refrigerado logo após a ordenha atingido a temperatura máxima de 7oC até três horas após sua entrada no resfriador e permanecer na propriedade no máximo 48 horas após a ordenha.
  • Leite Tipo C – A ordenha pode ser manual ou mecânica. O leite pode ser armazenado em tanques não refrigerados antes de seguir para o laticínio onde será pasteurizado e envasado. Deve ser entregueno laticínio até às 10 horas da manhã do dia da ordenha. Oferece um padrão microbiológico de até 350.000 bactérias/ml.

Quanto à forma de tratamento, o leite pode ser:

  • Pasteurizado - eleva-se o leite a temperatura de 74ºC, por 16 segundos e depois rebaixa-se imediatamente sua temperatura a 4ºC, conservando-se assim até o consumo. É considerado o sistema mais benéfico de tratamento.
  • Ultrapasteurizado/ esterilização - eleva-se o Leite a 147ºC, por 16 segundos e depois rebaixa-se a temperatura para 20ºC, mantendo-o em observação por até 7 dias antes de sua comercialização. É o sistema utilizado nos leites longa vida, pois permite a conservação do produto por ate 6 meses em embalagem e temperatura adequadas. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature).

Já a quantidade de gordura no leite é indicada pela classificação integral, semi-desnatado e desnatado.

Por fim, quanto à forma de produção, o leite pode ser classificado ainda como convencional ou orgânico. 

 





Mês
MG
SP
PR
Brasil
Fev/2011
0,7285
0,7761
0,7513
0,7371
Fonte: CEPEA

 

 


© Copyright 2009 • Qualidade do Leite • Todos os direitos reservados